Quem Somos
Nossa História:
O Instituto Cisne de Ensino e Pesquisa - ICEPES é uma organização social sem fins lucrativos, possuidora do CEBAS nº 71000.037143/2018-52. Em 16 de julho de 1986, o Instituto Cisne de Ensino e Pesquisa, uma Organização Social Filantrópica sem fins lucrativos, foi fundado. Desde então, o Instituto tem como filosofia o foco na pessoa humana, acolhendo cada indivíduo com respeito à equidade e promovendo projetos terapêuticos adequados.
Em 1996, o Instituto recebeu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e, em 1999, foi declarado de Utilidade Pública Federal.
Em 2008, foi criado o Departamento de Ensino e Pesquisa (ICEPES), responsável por ações de ensino, pesquisa, gestão e capacitação nas áreas de saúde, educação, e assistência social. Um ano depois, em 2009, o Cisne se expandiu para Brasília, abrindo sua primeira filial. Hoje, são 12 filiais em São Paulo e no Nordeste.
Em 2020, o Instituto assinou contrato para gerenciar 19 Unidades de Atenção Primária à Saúde em Fortaleza, e, em 2022, recebeu mais duas unidades e ampliou seu atendimento com equipes do programa Consultório na Rua.
Já em 2023, o número de unidades sob gestão cresceu para 24, além de 6 equipes de Consultório na Rua e 6 Unidades de Saúde Móvel.
Em 2024, com a chegada de mais 16 novas unidades, o ICEPES administra no Ceará 40 Unidades de Atenção Primária, 6 Unidades de Saúde Móvel e 6 equipes de Consultório na Rua.O Instituto Cisne segue crescendo e elevando a qualidade da saúde no Brasil.
Nossa Missão:
É compartilhar conhecimento e trabalho, para o desenvolvimento da qualidade no atendimento, na promoção e ao acesso à saúde, à educação e à assistência humanizada, para um número cada vez maior de pessoas.
Nossa Visão:
Ser reconhecido como uma referência na excelência em cuidados de saúde centrados no paciente e no compromisso social, alcançando significativo impacto nas condições de saúde nas populações locais nos próximos anos.
Nossos Valores:
Equidade - garantir que todos, independentemente de sua condição econômica, social ou cultural, tenham acesso igualitário aos serviços de saúde.
Qualidade - fornecer cuidado de excelência aos nossos pacientes da rede pública de saúde com base em diretrizes científicas e metas internacionais de qualidade.
Integridade - agir com ética, transparência e responsabilidade em todas as interações, promovendo a confiança dos pacientes, dos colaboradores e das comunidades atendidas.
Privacidade - ao priorizar a privacidade, o instituto demonstra respeito pelos direitos individuais e a proteção das informações pessoais dos seus usuários, clientes ou membros.
Colaboração - fomentar a gestão estratégica sob o prisma participativo entre os nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes, reconhecendo a colaboração como essencial para o sucesso da promoção da saúde.
Respeito à diversidade - valorizar e respeitar as diferenças culturais, sociais e individuais, reconhecendo que a diversidade é fundamental para a eficácia dos cuidados de saúde.